(ENEM PPL - 2016) Analisar o processo atual de circulao e de armazenamento de determinados bens culturais diante da transformao decorrente do impacto de novas tecnologias indica que hoje
(ENEM PPL - 2016) A imagem retrata uma prtica cultural brasileira cuja raiz histrica est associada
(ENEM PPL - 2016) De alcance nacional, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) representa a incorporao vida poltica de parcela importante da populao, tradicionalmente excluda pela fora do latifndio. Milhares de trabalhadores rurais se organizaram e pressionaram o governo em busca de terra para cultivar e de financiamento de safras. Seus mtodos a invaso de terras pblicas ou no cultivadas tangenciam a ilegalidade, mas, tendo em vista a opresso secular de que foram vtimas e a extrema lentido dos governos em resolver o problema agrrio, podem ser considerados legtimos. CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006 (adaptado). Argumenta-se que as reivindicaes apresentadas por movimentos sociais, como o descrito no texto, tm como objetivo contribuir para o processo de
(ENEM PPL - 2016) Tendo se livrado do entulho do maquinrio volumoso e das enormes equipes de fbrica, o capital viaja leve, apenas com a bagagem de mo, pasta, computador porttil e telefone celular. O novo atributo da volatilidade fez de todo compromisso, especialmente do compromisso estvel, algo ao mesmo tempo redundante e pouco inteligente: seu estabelecimento paralisaria o movimento e fugiria da desejada competitividade, reduzindo a priori as opes que poderiam levar ao aumento da produtividade. BAUMAN, Z. Modernidade lquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. No texto, faz-se referncia a um processo de transformao do mundo produtivo cuja consequncia o(a)
(ENEM PPL - 2016) A experincia do movimento organizado de mulheres no Brasil oferece excelente exemplo de como se pode utilizar a lei um favor da melhoria do status jurdico, da condio social, do avano no sentido de uma presena mais efetiva no processo de deciso poltica. Ao longo de quase todo o sculo XX, com mais intensidade em algumas dcadas do que em outras, as mulheres brasileiras conseguiram obter vitrias expressivas. Algumas vezes, abolindo dispositivos legais discriminatrios, outras conseguindo aprovar novas leis. TABAK, F. A lei como instrumento de mudana social. In: TABAK, F.; VERUCCI, F. A difcil igualdade: os direitos da mulher como direitos humanos. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1994. A atuao do movimento social abordado no texto resultou, na dcada de 1930, em
(ENEM PPL - 2016) A importncia do argumento de Hobbes est em parte no fato de que ele se ampara em suposies bastante plausveis sobre as condies normais da vida humana. Para exemplificar: o argumento no supe que todos sejam de fato movidos por orgulho e vaidade para buscar o domnio sobre os outros; essa seria uma suposio discutvel que possibilitaria a concluso pretendida por Hobbes, mas de modo fcil demais. O que torna o argumento assustador e lhe atribui importncia e fora dramtica que ele acredita que pessoas normais, at mesmo as mais agradveis, podem ser inadvertidamente lanadas nesse tipo de situao, que resvalar, ento, em um estado de guerra. RAWLS, J. Conferncias sobre a histria da filosofia poltica. So Paulo: WMF, 2012 (adaptado). O texto apresenta uma concepo de filosofia poltica conhecida como
(ENEM PPL - 2016) Flor da negritude Nascido numa casa antiga, pequena, com grande quintal arborizado, localizada no subrbio de Lins de Vasconcelos, o Renascena Clube foi fundado por 29 scios, todos negros. Buscava-se instaurar, por meio do Renascena, um campo de relaes em que os filhos de famlias negras bem-sucedidas pudessem encontrar pessoas consideradas do mesmo nvel social e cultural, para fins de amizade ou casamento. Os homens usavam trajes obrigatoriamente formais, flores na lapela, s vezes de summer ou at de fraque. As mulheres se vestiam com muitas sedas, cetins e rendas, no esquecendo as luvas e os chapus. GIACOMINI, S. M. Revista de Histria da Biblioteca Nacional, 19 set 2007 (adaptado). No incio dos anos 1950, a fundao do Renascena Clube, como espao de convivncia, demonstra o(a)
(ENEM PPL - 2016) Uma fbrica na qual os operrios fossem, efetiva e integralmente, simples peas de mquinas executando cegamente as ordens da direo pararia em quinze minutos. O capitalismo s pode funcionar com a contribuio constante da atividade propriamente humana de seus subjugados que, ao mesmo tempo, tenta reduzir e desumanizar o mais possvel CASTORIADIS, C. A instituio imaginria da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. O texto destaca, alm da dinmica material do capitalismo, a importncia da dimenso simblica da sociedade, que consiste em
(ENEM PPL - 2016) Inspirada em fantasias de Carnaval, a arte apresentada se opunha concepo de patrimnio vigente nas dcadas de 1960 e 1970 na medida em que
(ENEM PPL - 2016) Nossas vidas so dominadas no s pelas inutilidades de nossos contemporneos, como tambm pelas de homens que j morreram h vrias geraes. Alm disso, cada inutilidade ganha credibilidade e reverncia com cada dcada passada desde sua promulgao. Isso significa que cada situao social em que nos encontramos no s definida por nossos contemporneos, como ainda predefinida por nossos predecessores. Esse fato expresso no aforismo segundo o qual os mortos so mais poderosos que os vivos. BERGER, P. Perspectivas sociolgicas: uma viso humanstica. Petrpolis: Vozes, 1986 (adaptado). Segundo a perspectiva apresentada no texto, os indivduos de diferentes geraes convivem, numa mesma sociedade, com tradies que
(ENEM PPL - 2016) A eugenia, tal como originalmente concebida, era a aplicao de boas prticas de melhoramento ao aprimoramento da espcie humana. Francis Galton foi o primeiro a sugerir com destaque o valor da reproduo humana controlada, considerando-a produtora do aperfeioamento da espcie. ROSE, M. O espectro de Darwin. Rio de Janeiro: Ziai 2000 (adaptado). Um resultado da aplicao dessa teoria, disseminada a partir da segunda metade do sculo XIX, foi o(a)
(ENEM PPL - 2016) Objetos trivializados por seu largo uso, os relgios so mais que instrumentos indispensveis rotina diria: apontam para um modo historicamente construdo de lidar com o tempo. O emprego mais rigoroso e cotidiano de instrumentos que registram a passagem do tempo pode ser constatado pela produo massificada de relgios: em espaos pblicos, no ambiente domstico e nos incontveis movimentos do homem urbano, outrora na algibeira, atualmente no pulso. Em seus ponteiros, a sucesso dos instantes padronizada em unidades fixas: horas, minutos, segundos. SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Cear; Secult-CE, 2001 (adaptado). Durante o sculo XX, essa forma de conceber o tempo, experimentada sobretudo no espao urbano, traz indcios de uma cultura marcada pela
(ENEM PPL - 2016) A teoria da democracia participativa construda em torno da afirmao central de que os indivduos e suas instituies no podem ser considerados isoladamente. A existncia de instituies representativas em nvel nacional no basta para a democracia; pois o mximo de participao de todas as pessoas, a socializao ou treinamento social precisa ocorrer em outras esferas, de modo que as atitudes e as qualidades psicolgicas necessrias possam se desenvolver. Esse desenvolvimento ocorre por meio do prprio processo de participao. A principal funo da participao na teoria democrtica participativa , portanto, educativa. PATEMAN, C. Participao e teoria democrtica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. Nessa teoria, a associao entre participao e educao tem como fundamento a
(ENEM PPL - 2016) A tirinha compara dois veculos de comunicao, atribuindo destaque
(Enem 2 aplicao 2016) Texto I Cidado T vendo aquele edifcio, moo? Ajudei a levantar Foi um tempo de aflio Eram quatro conduo Duas pra ir, duas pra voltar Hoje depois dele pronto Olho pra cima e fico tonto Mas me vem um cidado E me diz desconfiado Tu t a admirado Ou t querendo roubar? Meu domingo t perdido Vou pra casa entristecido D vontade de beber E pra aumentar meu tdio Eu nem posso olhar pro prdio Que eu ajudei a fazer. BARBOSA, L. In: Z RAMALHO. 20 Super Sucessos. Rio de Janeiro: Sony Music, 1999 (fragmento). Texto II O trabalhador fica mais pobre medida que produz mais riqueza e sua produo cresce em fora e extenso. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe ope como um ser estranho, como uma fora independente do produtor. MARX, K. Manuscritos econmicos-filosficos (Primeiro manuscrito). So Paulo: Boitempo Editorial, 2004 (adaptado). Com base nos textos, a relao entre trabalho e modo de produo capitalista